Ata: o meme da Mônica


Thaís Stein
Thaís Stein

O meme da Mônica é uma imagem em que aparece a principal personagem da Turma da Mônica mexendo em um computador, com um "ata" escrito na tela. 

Ele é usado como modo de reação em conversas ou comentários, para mostrar que você não se importa com o que a pessoa disse, que não está interessado ou que duvida do que foi falado.

Ele também pode ser postado seguido de alguma legenda que reproduza uma ideia que não seria digna de uma resposta elaborada, como alguma frase do senso comum ou ultrapassada.

Por exemplo:

- Meninos usam azul e meninas usam rosa.

ata meme mônica

Porém, além do meme original, já existem diversas variações com outras frases aparecendo na tela do computador da Mônica, ou com outros personagens no lugar dela.

A origem do meme da Mônica

A imagem utilizada no meme é a capa do Almanaque da Turma da Mônica de edição número 102, que foi publicada pela Editora Globo em 2004. Porém, a imagem original da capa não leva o “ata” que conhecemos, mas sim outros personagens da Turma da Mônica, como o Cebolinha, Cascão e a Magali.

Segundo um membro do grupo do facebook “Turma da Mônica Shitposting”, o meme teria surgido dentro dele, quando um usuário apagou os desenhos presentes no computador da Mônica e postou a imagem apenas com o fundo branco. Então, ele pediu que outros membros completassem com algo engraçado.

Uma pessoa então criou sua versão com a palavra “ata”, uma expressão variada de “ah, tá”. Logo a imagem começou a ser postada no Twitter, viralizando como meme e ganhando outras versões.

Apesar do meme ter se popularizado no final de 2016, a primeira pessoa a identificar de onde veio essa imagem foi a usuária do Twitter @ohtorii_, que em dezembro de 2017 encontrou essa edição da revista em sua casa.

Eu acabei de achar o gibi da Mônica do meme aqui em casa pic.twitter.com/u0Bc4qYcdc

— gordita y cansadita 🌹 (@ohtorii_) 25 de dezembro de 2017

Variações do meme "ata"

Depois de se popularizar com o “ata”, o meme começou a ganhar outras variações, dependendo do contexto onde era utilizado.

Algumas delas substituíram o “ata” por outras frases, enquanto outras trocaram a Mônica por outros personagens, ou colocavam adereços nela.

E até mesmo a Mônica Souza, filha do Maurício de Souza e inspiração para a personagem, entrou na brincadeira e fez uma reprodução do meme.

Quer dizer então que a internet fez mais um meme com a Moniquinha? 😂 Pois bem, a Mônica Sousa de verdade tem um comentário sobre isso:

Posted by Turma da Mônica on Tuesday, January 3, 2017

Veja alguns dos melhores memes da Mônica para você usar

Ata meme não

Ata aaaaaaa

Meme ata mônica já postaram

Ata pabllo

ata rindo com respeito

ata vai quebrando

Ata meme monicaVeja também: 

Thaís Stein
Thaís Stein
Formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Espirito Santo (UFES).