Anel de Coco e os vários significados de usar o anel de tucum


O anel de coco, anel de tucum ou anel de coquinho é um acessório que carrega consigo diversos significados. Pode ser utilizado como representação de amizade, matrimônio, identificação de grupos LGBTQIAP+ e compromisso com causas sociais.

Apesar do nome, o anel não é feito de coco, mas, sim, da semente de tucum, uma espécie de palmeira nativa da Amazônia. O acessório foi criado ainda no Brasil Imperial, por povos escravizados e indígenas, para simbolizar suas relações matrimoniais e de amizade.

Acabou se tornando também um símbolo de resistência para esses povos. Séculos depois, segue sendo usado para representar diferentes lutas sociais e pela igualdade.

Anel marrom escuro, conhecido como anel de coco ou de tucum, em zoom, em um fundo branco

Anel de coco em cada dedo: comunidade LGBTQIAP+

O anel de coco segue sendo usado com um sinal de resistência atualmente, principalmente entre os jovens da comunidade LGBTQIAP+. O dedo em que é utilizado costuma funcionar como uma espécie de código para indicar sua orientação sexual.

O uso do anel preto no dedo médio da mão direita é mundialmente conhecido por representar os assexuais. No Brasil, normalmente, é utilizado o anel de tucum, devido à sua coloração.

Já entre as lésbicas, é comum o uso do anel de tucum no polegar, como uma forma de identificação entre elas. O acessório costuma ser usado no indicador direito para indicar bissexualidade.

O anel de tucum para a Igreja Católica

Nos anos 60, uma vertente católica, chamada de Teologia da Libertação, iniciou o uso do anel de tucum entre seus fiéis. O objetivo era mostrar o apoio e compromisso com a luta das minorias sociais, principalmente, a da população indígena.

Atualmente, indivíduos que defendem a igualdade de direitos também costumam usar o utensílio para demonstrar seu engajamento com as causas sociais, independente de religião.

Inclusive, alguns políticos brasileiros o utilizam para demonstrar sua ligação e apoio às causas sociais. Um exemplo é o ex-deputado estadual do Rio de Janeiro Marcelo Freixo.

Veja também o significado de: